Professora da UFCAT obtém bolsa de estudos nos EUA para pesquisa na área de materiais e estruturas

Professora da UFCAT obtém bolsa de estudos nos EUA para pesquisa na área de materiais e estruturas

e

A professora Gabriela Rezende Fernandes, da Faculdade de Engenharia (FENG) da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), foi contemplada recentemente com uma bolsa de pesquisa do Programa Fullbright  e deverá passar quatro meses nos Estados Unidos, se dedicando a um projeto em parceria com professores da Purdue University, para o desenvolvimento de materiais utilizados pela indústria, que sejam menos suscetíveis a falhas. 

A bolsa tem duração de quatro meses, totalizando 19.200 dólares, com encerramento previsto para dezembro. Foram destinadas apenas dez bolsas, para todas as áreas do conhecimento, dentro do edital All Disciplines Award - 2024, para que pesquisadores brasileiros possam desenvolver suas pesquisas nos Estados Unidos.

Gabriela explica que o projeto em curso é intitulado Numerical Modelling of Architectured Cement-Based Materials, que traduzido significa, Modelagem numérica de materiais cimentícios arquitetados. A proposta é utilizar a modelagem numérica de materiais à base de cimento com arquiteturas bioinspiradas, para auxiliar no desenvolvimento de materiais com propriedades mecânicas gerais aprimoradas e superar suas limitações, como comportamento frágil e sensibilidade a falhas, obtendo materiais avançados e de alto desempenho. “Materiais avançados e de alto desempenho podem ser utilizados em diversas indústrias e em diversos processos, tornando mais seguras as estruturas ou objetos onde os mesmos são utilizados”, explica.

Ao final do período, a professora espera publicar o resultado do trabalho em um periódico internacional de impacto muito alto, que deverá abrir uma nova linha de pesquisa e uma nova parceria internacional, impactando diretamente na qualidade da pesquisa desenvolvida na UFCAT. “Essa pesquisa contribuirá também para a formação dos estudantes de pós-graduação e para a internacionalização da nossa universidade, com possibilidade, ainda, de intercâmbio para estudantes”, conclui.