SEAF participa de reunião na Procuradoria Geral da República do GT que discute experiências na implementação da Lei de Cotas

SEAF participa de reunião na Procuradoria Geral da República do GT que discute experiências na implementação da Lei de Cotas

e

A reitora da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Roselma Lucchese, e a secretária de ações afirmativas da UFCAT, Eliane Aparecida Justino, participaram nesta terça-feira (24/06), na Procuradoria Geral da República (PGR), em Brasília, de uma reunião com a presença de diferentes representantes de universidades e institutos federais brasileiros, que discutiu os critérios e o atual cenário de aplicação da  Lei 12.990/2014, a chamada Lei de Cotas Raciais em concursos públicos.

O tema da reunião foi: os modelos e as experiências práticas de reserva de vagas nos concursos docentes das IFES e IFs: em busca de uma uniformização nacional que garanta a efetiva implementação da Lei e a reparação das vagas indevidamente não-ofertadas. A ação integra a agenda do Grupo de Trabalho que tem tratado do processo de autocomposição estrutural acerca da questão/problema do descumprimento da lei da reserva de vagas para candidatos negros nos concursos para professores das Universidades e Institutos Federais.

O Grupo de Pesquisa Observatório de Políticas Afirmativas Raciais (Opará) apresentou os dados do relatório que detalha um "cenário devastador de fraudes" na implementação da Lei nº 12.990/2014. E também, critérios para que a implementação da lei seja efetiva. Eliane citou que a SEAF da UFCAT tem redigida uma Resolução que mostra de forma completa esses critérios. Foram relatadas as experiências com os critérios usados para efetivar a implementação da Lei de Cotas nas Universidade Federais de Uberlândia e de Pelotas, além do Colégio Dom Pedro II.

Os Procuradores Gerais da União determinaram os critérios que foram consenso e poderão ser utilizados para uniformização nacional que garanta a efetiva implementação da Lei. Quanto a questão da reparação das vagas indevidamente não-ofertadas, ficou acordado que seria tratada em outra reunião.