
UFCAT e Grupo Dialogus promovem Seminário Internacional sobre gênero e saúde mental com participação de pesquisadora uruguaia
A Universidade Federal de Catalão (UFCAT), por meio do grupo de estudos e pesquisas Dialogus – Estudos Interdisciplinares em Gênero, Cultura e Trabalho, realiza nesta semana, de 26 a 30 de maio, um importante evento acadêmico com foco nas relações de gênero e saúde mental. O destaque da programação é a participação da Profª. Dra. Anabel Beniscelli, da Universidade de la República (UDELAR), de Montevidéu, Uruguai, que vem ao Brasil especialmente para contribuir com formações e debates na área.
A visita da professora uruguaia ocorre como parte do convênio de cooperação internacional firmado entre a UFCAT e a UDELAR, com apoio da Chamada Pública FAPEG Nº 10/2024 – Programa de Integração Acadêmica: Goiás e Uruguai. A iniciativa tem financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), que reconhece e fomenta ações de integração e fortalecimento da pesquisa entre instituições de ensino superior.
A professora Anabel Beniscelli e as organizadoras do seminário: Professoras Dra. Tatiana Machiavelli Carmo Souza (curso de Psicologia) e Dra. Lilian Marta Grisolio (curso de História), foram recebidas juntamente com a professora visitante oficialmente pelo vice-reitor Cláudio Lopes Maia, pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Prof. Moisés Fernandes Lemos, pró-reitora de Políticas Estudantis, TAE Jordana Alves de Aguiar e pró-reitora de Extensão e Cultura, Profª. Heloisa Vitória de Castro Paula, como parte do ato de consolidação do convênio entre as instituições.

No dia 26 de maio ocorreu a abertura oficial do evento com atividades culturais promovidas pelos discentes da Universidade e a Conferência de abertura contou com a presença do pró-reitor de Graduação, Profº. Luiz Carlos do Carmo e do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Prof. Moisés Fernandes Lemos, bem como com a representante do grupo de pesquisa Dialogus, Profª. Carmem Lúcia Costa e a discente Ana Luiza Cotrin.
A programação conta ainda com a realização de um curso de formação com a temática: Saúde mental e relações de gênero em contextos de desigualdade, e visitas técnicas em instalações públicas numa atividade conjunta com a Secretaria Municipal de Educação de Catalão e Secretaria Municipal de Saúde de Catalão, além de uma roda de conversa e almoço goiano oferecido pela Cozinha Solidária do Movimento de Camponesas Populares (MCP). Como última atividade, Prof. Anabel se reunirá com o grupo Dialogus com vistas à organização do livro com os resultados das pesquisas em curso.
Além do Grupo Dialogus, da FAPEG e da UDELAR, o evento conta com o apoio de diversas entidades e programas institucionais, entre eles:
- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP/UFTM)
- Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE/UFCAT)
- Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL/UFCAT)
- Secretaria de Ações Afirmativas (SEAF/UFCAT)
- Coordenação de Gênero e Diversidade (COGEDI/UFCAT)
- Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC/UFCAT)
- Núcleo de Acessibilidade (NAI/UFCAT)
- Pós-Graduação em História - Mestrado Profissional (PPGH-MP/UFCAT)
- Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO/UFCAT)
- Centro Integrado do Cerrado (CIC/UFCAT)
- Secretaria Municipal de Educação de Catalão
- Secretaria Municipal de Saúde de Catalão
O evento reforça o compromisso da UFCAT com a produção de conhecimento crítico e engajado, voltado à promoção da equidade de gênero, dos direitos humanos e da justiça social.