Projeto Catalão +Saúde inicia as primeiras visitas ao Hospital Universitário Adib Elias

Projeto Catalão +Saúde inicia as primeiras visitas ao Hospital Universitário Adib Elias

e

Na manhã desta terça-feira (10/06) foram iniciadas as primeiras visitas ao Hospital Universitário Adib Elias da Universidade Federal de Catalão, estrutura construída pela Prefeitura Municipal de Catalão e doada para a Universidade Federal de Catalão (UFCAT), que será responsável pela gestão da unidade junto da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O projeto Catalão +Saúde oferece à comunidade a possibilidade de conhecer a estrutura do Hospital, mediante agendamento prévio, por meio de visitas guiadas.

O assessor especial da reitoria da UFCAT, Heber Martins de Paula, ressaltou que o objetivo do projeto, em primeiro lugar, é aproximar a comunidade do Hospital. “O momento oportuno de conhecer é agora, em breve teremos a montagem de equipamentos complexos, isso dificultará a entrada de pessoas”, esclareceu. Ao iniciar a visita, o assessor explicou que existem algumas diferenças entre um Hospital Regional, que foi o modelo adotado à época para funcionamento da unidade, e um Hospital Universitário. Por conta disso, algumas adequações estão previstas para ocorrer nos próximos meses.

Inicialmente pensado para 217 leitos, na nova concepção de Hospital Universitário, esse número deverá sofrer uma pequena redução. Heber explicou que o recurso para o funcionamento do Hospital é separado da UFCAT. Além disso, com as modificações legais, atualmente a Ebserh está autorizada a receber emendas parlamentares e de bancada, o que facilitará todo o processo. A previsão, quando estiver em pleno funcionamento, será de oferecer entre 800 a 1200 vagas de empregos diretos, preenchidas por meio de concurso público.

De acordo com Heber, no estudo realizado pela Ebserh, a expectativa é que o perfil do Hospital seja oncológico, inclusive com previsão para construção de uma unidade anexa, voltada a tratamentos e exames oncológicos mais complexos. Sobre o início dos atendimentos, o assessor explicou que ele ocorrerá em fases, iniciando com o ambulatório. A previsão é o segundo semestre de 2025. “Nesse momento estamos fechando o projeto para dar sequências nas obras de adequação e mudanças estruturais. Essas adequações são importantes para atender os cursos, afinal, se trata de um Hospital Universitário”, destacou.

A moradora de Catalão, Dilva Pereira Dias, que participou da visita, afirmou que o Hospital será um grande benefício para toda a população e espera que ele se torne um pólo em saúde para todo a região. Já as estudantes de Psicologia da UFCAT, Beatriz Tenido e Ana Gabriela, ficaram felizes com o que o viram. Para elas a proposta de um Hospital Universitário favorece o elo entre saúde e educação, unindo formação e prática.

CLIQUE AQUI PARA PREENCHER O FORMULÁRIO DE AGENDAMENTO DA VISITA GUIADA