Atletas universitários da UFCAT superam marca de conquistas na Copa Inter Atléticas 2024

Atletas universitários da UFCAT superam marca de conquistas na Copa Inter Atléticas 2024

A Copa Inter Atléticas (CIA) de 2024, tradicional evento esportivo e artístico voltado ao público de estudantes universitários, ficou marcada para os estudantes da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) que participaram desta edição.

De 30 de maio a 02 de junho, na cidade de Uberaba, Minas Gerais, os atletas universitários da Liga Tenebrosa estiveram imersos em competições de diversas modalidades esportivas e obtiveram desempenho que superou as premiações conseguidas em outras edições. Foram cinco (05) troféus e trinta (30) medalhas conquistadas.

Matheus Viana Cordeiro, presidente da Liga de Atléticas das Engenharias, a Tenebrosa, ressaltou o orgulho deste resultado. “Tivemos um ótimo resultado este ano com os nossos atletas, levando em consideração que voltamos com 5 troféus pela primeira vez. Este feito é especialmente significativo, pois demonstra o esforço e a dedicação de cada um dos nossos atletas, bem como a qualidade do treinamento que receberam, apesar das adversidades enfrentadas", disse ele.

Parte dos integrantes da presidência da Liga visitaram o gabinete da Reitoria da UFCAT no último dia 04 de junho, para apresentar à gestão da universidade estes troféus e medalhas conquistados. A reitora Prof.ª Roselma Lucchese recebeu os estudantes e celebrou as conquistas, que elevam o nome da instituição no cenário dos esportes universitários. “A Liga Tenebrosa vem de participações consecutivas nestas competições universitárias. Além de apoiar o esporte em meio à comunidade estudantil, estas atividades promovem saúde mental, qualidade de vida e as conquistas elevam o nome e a marca da UFCAT para além de nossos muros", ressaltou Roselma.

 

WhatsApp Image 2024-06-13 at 11.01.00.jpeg

 

Preparação

As competições ocorrem ao longo de quatro (04) dias no CIA, porém, a preparação destes estudantes dura meses antes do evento. São exaustivos treinos, amistosos e outros processos para que cheguem no melhor ritmo e preparo físico para os jogos universitários.

Além dos desafios para esta preparação dos atletas, há também o desafio da viagem para a cidade sede do evento, algo que foi contemplado pela UFCAT, por meio de um edital que oferece transporte para participação de estudantes em atividades externas. “Mesmo com todas as dificuldades de espaço para realizar os treinamentos, nossos atletas mostraram resiliência e determinação, conseguindo se organizar e manter a motivação para competir. Além disso, a universidade ofereceu apoio logístico ao disponibilizar veículos para o transporte dos atletas entre Catalão e Uberaba. Essa ajuda foi essencial para a participação dos nossos times na Copa Inter Atléticas, pois garantiu que todos pudessem se deslocar com segurança e comodidade”, relatou Matheus.

Inclusive, uma demanda destes estudantes é para que mais recursos sejam destinados à preparação e estruturação destas equipes de atletas universitários, que representam as instituições de ensino nestas competições. “Essa experiência ressalta a importância de um suporte mais abrangente para as atividades esportivas universitárias. A preparação adequada e os recursos necessários são fundamentais para que os atletas possam competir em igualdade de condições com outras equipes. Esperamos que, em futuros eventos, possamos contar com um apoio mais robusto, tanto em termos de infraestrutura quanto de recursos financeiros, para continuar promovendo o esporte universitário e alcançar ainda mais vitórias”, expressaram integrantes da Liga.

 Esporte e vida acadêmica

Para além da competitividade atrelada à prática esportiva, existem outras dimensões envolvidas quando se conecta o esporte à vida acadêmica. Nas palavras dos próprios estudantes que representaram a UFCAT no CIA, “participar de eventos como a Copa Inter Atléticas é uma forma de viver outras experiências na graduação, tornando este período mais leve e enriquecedor. Além de desenvolver habilidades esportivas, os alunos têm a oportunidade de fazer novas amizades, aprender a trabalhar em equipe e lidar com desafios fora da sala de aula. Essas vivências contribuem para o crescimento pessoal e profissional, ajudando a formar indivíduos mais completos e preparados para o futuro. Além disso, tais eventos promovem a integração entre diferentes cursos e instituições, fortalecendo o espírito de comunidade acadêmica e proporcionando momentos de descontração e diversão em meio à rotina de estudos”.

E como fazer parte das equipes? Como entrar para o time? A Liga promove seletivas que fazem a popular “peneira” de talentos, e assim, seleciona novos e novas integrantes. "A Liga organiza essas seletivas com o objetivo de manter um alto nível de competitividade e desempenho dentro dos times. Além disso, as seletivas oferecem uma oportunidade igualitária para todos os estudantes que
desejam participar, independentemente do período acadêmico em que estejam", informa a vice-presidente da Liga, Ana Luiza Pereira Vargas.

Para mais informações sobre seletivas e sobre a Liga Tenebrosa, a comunidade em geral pode acompanhar o perfil no Instagram @tenebrosaufcat ou fazer contato pelo e-mail leutcatalao@gmail.com

Confira algumas das conquistas da Liga Tenebrosa no CIA 2024:

Jiu-jítsu

  • André Félix Monteiro: Ouro no peso pluma e Prata no absoluto
  • Giovana Maria Azevedo Martins: Ouro no peso super pesado
  • Luís Felipe: Ouro no peso pena
  • Marcos Guilherme Medeiros Pereira - Segundo lugar no peso super pesado
  • Matheus Oliveira Pistore:  Segundo lugar no peso médio
  • Michelly Rangel de Alencar - Campeã no peso pena e campeã no absoluto
  • Valéria Oliveira: Bronze no peso leve
  • Walmy Lopes Ribeiro Junior - Bronze no masculino

Judô

  • Terceiro lugar no meio leve
  • Giovana Maria Azevedo Martins: Prata no peso pesado
  • Josué Silva de Morais: Bronze no peso pesado 
  •  Valéria Oliveira: Bronze no meio médio
     

Natação

  • Felipe Augusto Oliveira Vaz: Prata nos 50m livre

Handebol 

  • Feminino: Prata geral

Tênis de campo

  • João Pedro Mesquita Barbosa: Bronze
  • Leandro Oliveira Lopes: Prata
  • Masculino: Campeão geral

Vôlei de praia 

  • Luiz Gustavo dos Santos Alves: Prata
  • Matheus Souza Martins: Prata
  • Marcos Vinicius Rosa Lima: Prata
  • Masculino: Prata geral