Cursinho Popular Paulo Freire é contemplado em edital da Rede Nacional de Cursinhos Populares

Cursinho Popular Paulo Freire é contemplado em edital da Rede Nacional de Cursinhos Populares

O cursinho popular Paulo Freire anuncia que o projeto foi selecionado no edital da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP)

A Coordenação do cursinho popular Paulo Freire anuncia que o projeto foi selecionado no edital da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), promovido pelo Ministério da Educação em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). O edital, lançado em março deste ano, previu a seleção de 130 propostas de cursinhos populares, com foco no preparo para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e na ampliação do acesso ao ensino superior.

O edital foi criado com o objetivo de fortalecer estes projetos gratuitos em todo o Brasil, oferecendo apoio técnico e financeiro para garantir a permanência de educandas/os e o reconhecimento do trabalho de educadoras/es. “Essa conquista representa o reconhecimento da nossa trajetória de persistência, da força da organização popular e da importância dos cursinhos populares como ferramentas de enfrentamento às desigualdades educacionais”, expressa a Coordenação do projeto na Universidade Federal de Catalão (UFCAT).

Em termos de recursos, o cursinho popular Paulo Freire disporá então de 37 (trinta e sete) bolsas, no valor de R$421,62 (quatrocentos e vinte e um reais e sessenta e dois centavos) mensais, destinadas às coordenações dos núcleos de gestão e pedagógicos — que, a partir de agora, passarão a contar com duas pessoas coordenadoras por núcleo, fortalecendo o cuidado coletivo, a divisão de tarefas e a horizontalidade do trabalho pedagógico. Também disporá de 40 (quarenta) bolsas permanência, no valor de R$200 (duzentos reais) mensais, voltadas às/aos educandas/os que compõem o cursinho.