
Reunião ampliada consolida criação do NEABI-UFCAT e inicia conversa sobre sua regulamentação na universidade
A Coordenação de Relações Étnico-Raciais (CRER) da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) promoveu, no dia 21/03/2025, uma reunião entre o recém-criado Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da UFCAT (NEABI-UFCAT) e a reitoria da universidade, representados pela reitora Prof. Dra. Roselma Lucchese e pelo vice-reitor Prof. Dr. Cláudio Lopes Maia.
Além de tratar sobre a institucionalização e regulamentação do NEABI-UFCAT, dos processos envolvidos na definição de suas diretrizes e funcionamento, o encontro foi marcado por um momento de prolífico diálogo, no qual ambos reafirmaram seu compromisso com as políticas de ações afirmativas e o fortalecimento das ações voltadas às questões étnico-raciais no âmbito do ensino, pesquisa e extensão da UFCAT.
Sobre o NEABI
O NEABI constitui-se como órgão universitário responsável por promover a valorização da cultura e história afro-brasileira e indígena. Dentre seus objetivos principais estão a promoção da reflexão sobre as questões étnico-raciais, a reeducação das relações étnico-raciais, a superação da discriminação étnico-racial e a valorização da história e cultura afro-brasileira e indígena, com incentivo da participação dos povos indígenas e afro-brasileiros em todas as esferas da sociedade.
A implementação do NEABI-UFCAT é uma iniciativa essencial para a promoção da igualdade étnico-racial, alicerçada às Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que regulamentam a inclusão dessas políticas nas instituições de ensino brasileiras, a qual deverá contribuir sobremaneira com o avanço das ações institucionais na luta pelo combate do racismo na nossa comunidade/sociedade.
