Reitoria da UFCAT se reúne com representações estudantis para dialogar sobre o fechamento do Restaurante Universitário

Reitoria da UFCAT se reúne com representações estudantis para dialogar sobre o fechamento do Restaurante Universitário

 

Após a desistência da empresa prestadora do serviço de fornecimento de refeições, e consequente fechamento do Restaurante Universitário, a Universidade Federal de Catalão (UFCAT), por meio de sua administração superior, reuniu-se com estudantes, lideres acadêmicos e interessados na manhã do dia 28 de julho, para tratar do assunto e das medidas adotadas para mitigar o problema. 

Estiveram presentes, no Auditório Congadas, além de estudantes e seus representantes, membros da Administração Superior da UFCAT para tratar de esclarecimentos diversos, ouvir a comunidade discente e propor alguns encaminhamentos.

De início a Magnífica Reitora, professora Roselma Lucchese, saudou os presentes e manifestou profunda tristeza e preocupação com a atitude da empresa que desistiu de prestar os serviços junto ao Restaurante Universitário e com o impacto junto a nossa Universidade. Na sequência, o Pró-Reitor de Políticas Estudantis – em exercício – Lailton Martins Ribeiro, apresentou os trâmites do processo de renovação de contrato com a empresa em que se pode acompanhar os movimentos institucionais, iniciados em fevereiro deste ano. 

Dentre outros acontecimentos, destacou-se a preocupação do referido gestor, quando ponderou que "estamos cientes dos prejuízos que a descontinuidade dos serviços representa a nossa comunidade universitária, e procuraremos minimizá-los”. Na sequência de sua apresentação, Lailton informou que os impasses da negociação, dentre outros, a não observação do proposto pelo Parecer Jurídico da Procuradoria Federal, ao preconizar que o reequilíbrio econômico-financeiro solicitado pela empresa seria concedido, bastando, para isso o detalhamento técnico, com a comprovação, por meio de planilhas orçamentárias originais, em que o percentual pleiteado ficasse caracterizado. No entanto, mesmo após várias reuniões, trocas de mensagens e interações diversas para tratar do assunto, não somente, não houve o atendimento da comprovação da caracterização demandada, como foi apresentado novos e maiores valores para a concretização da negociação.

Após dúvidas e observações variadas, frente ao quadro de preocupação com a segurança alimentar da comunidade universitária, apresentou-se uma proposta de ACOLHIMENTO – feita pela Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PRPE) – por meio do pagamento excepcional de auxílio-alimentação aos estudantes durante todo o período em que o RU estiver fechado. Tal medida será feita na forma conhecida e negociada nas instâncias e deliberações legitimadas por nossa comunidade e ordenamentos institucionais. O Pró-Reitor de Políticas Estudantis destacou que, paralelamente, também deu início às instruções para o processo licitatório de contratação de uma nova empresa para o Restaurante Universitário, destacando, também, que a participação de membros da comunidade discente será importante para construir os caminhos da contratação, por meio de um modelo licitatório que contemple as demandas dos usuários do RU.

Novas dúvidas e também esclarecimentos diversos marcaram a reunião. A Reitora enfatizou que a segurança alimentar de nossa comunidade dialoga de igual modo com a manutenção das condições do efetivo processo de ensino-aprendizagem e que a compreensão de todos é de suma importância para superação do momento atual. Depois de alguns minutos de diálogos, encaminhou-se que uma comissão composta por discentes de diversos cursos somará com a PRPE para alinhar outros encaminhamentos que surgiram na reunião.

Após agradecer a presença de todas e todos a Reitora destacou que a UFCAT está com uma força-tarefa empreendendo esforços para que haja a retomada dos serviços no menor tempo possível e, ao mesmo tempo, garantindo que os estudantes mais vulneráveis recebam auxílio financeiro para alimentação e finalizou apontando que “estamos todos profundamente envolvidos na normalização e na defesa do serviço no Restaurante Universitário, ao mesmo tempo, estamos garantindo que os estudantes mais vulneráveis recebam auxílio financeiro para alimentação”.