
Consulta Pública do Plano Diretor para a Educação Superior de Goiás vai até o dia 10 de setembro
Qualquer pessoa pode contribuir com sugestões para que a Educação Superior do Estado possa atender aos anseios da população nos próximos 10 anos.
O Plano Diretor para a Educação Superior do Estado de Goiás 2024-2033 tem quatro eixos estruturantes: gestão sustentável da educação superior; ensino, pesquisa e extensão; empreendedorismo, inovação e internacionalização; e acesso, permanência e êxito nas Instituições de Ensino Superior.
Lançado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a construção do Plano vem sendo trabalhada desde agosto de 2022 e conta com a participação de reitores, gestores, professores das Instituições, públicas e privadas, de Ensino Superior de Goiás, de instituições de pesquisa de Goiás, e do setor produtivo.
Audiências Públicas estão sendo realizadas em 10 cidades do estado de Goiás, abrangendo as 10 regiões de planejamento, durante todo o mês de agosto. A participação é aberta ao público, que poderá contribuir para a elaboração do PDES. O link de acesso à página da Consulta Pública é o http://inovacao.go.gov.br/estudos-e-publica%C3%A7%C3%B5es/planodiretordoensinosuperior.
Os eventos já foram realizados em Goiânia, Cidade de Goiás, Anápolis, Uruaçu, Jataí, Rio Verde, Itumbiara e, nessa última semana, em Catalão.
Metas para o aperfeiçoamento da Educação Superior
A Audiência Pública em Catalão foi realizada sexta-feira (25/08), na Universidade Federal de Catalão (UFCAT), e contou com a participação da reitora Roselma Lucchese. No seu discurso de abertura, Roselma enfatizou que a redemocratização do país é fundamental para o futuro do ensino superior.
“É urgente o resgate da democracia observando as conquistas da Constituição de 1988. Também entendemos que a transformação para melhor das universidades passa necessariamente pelas ações de combate à fome, redução das desigualdades sociais, respeito ao meio ambiente e demais temas que integram os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, concluiu a reitora.
As próximas cidades goianas a sediarem a Audiência Pública serão Posse (29/08) e Valparaíso (31/08).
Finalizadas as audiências públicas nas diferentes regiões do Estado, a última etapa será a consolidação e a proposição do Plano Diretor ainda em dezembro de 2023.