UFCAT e Universidade Autônoma do México dão os primeiros  passos para um acordo de Cooperação Internacional

UFCAT e Universidade Autônoma do México dão os primeiros passos para um acordo de Cooperação Internacional

Discussões serviram para tratativas de construção de um acordo de cooperação internacional

Representantes da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e da Universidade Autônoma do México (UNAM) estiveram reunidos no último dia 12 de abril, com o objetivo de traçar os primeiros passos para a implantação de um acordo internacional entre as instituições. De forma geral, foram apresentados as potencialidades e os interesses de pesquisa das duas universidades. 

Representando a UNAM, o professor Armando Peralta Higuera destacou o grande interesse da instituição mexicana em desenvolver parcerias com o Brasil, considerado por ele um país grande, com elevada produção científica. O docente citou um projeto em andamento, realizado pelo Instituto de Geografia, que pretende realizar o levantamento e planejamento do patrimônio turístico da Cidade do México, financiado com recursos da União Europeia.

De igual forma, o professor Luiz Fernando Roscoche, assessor especial da reitoria da UFCAT e docente do Instituto de Geografia, destacou o interesse da universidade em dar prosseguimento na construção de parcerias internacionais. Para o docente, a cooperação entre países latino-americanos é de grande importância, dada a similaridade de problemas socioeconômicos, bem como as semelhanças socioculturais que unem os povos latino-americanos.

Também presentes na reunião, a professora Ana Paula Novais Pires Koga, coordenadora do curso de bacharelado em Geografia da UFCAT e o professor Rafael de Ávila, coordenador de relações internacionais da UFCAT destacaram a importância do momento para ambas as instituições. Para Rafael, a expectativa é de construção de um programa de mobilidade entre as universidades, voltado tanto para estudantes, quanto para professores. Ele acrescentou ainda, que após as tratativas iniciais, o próximo passo é a troca de informações entre as duas instituições, a fim de construir efetivamente um acordo de cooperação internacional.

Inicialmente pensado em ocorrer apenas entre os Institutos de Geografia das duas universidades, a intenção do acordo internacional passou a ter como novo objetivo a construção de um acordo geral entre as duas instituições, permitindo, assim, que todos os cursos da UFCAT e da UNAM possam desfrutar das oportunidades oriundas do acordo.

A UNAM em números

A UNAM é considerada uma das mais antigas universidades da América. Fundada em 1551, vinculada primeiramente a Igreja Católica e depois ao Governo Mexicano, somente em 1929 tornou-se uma universidade autônoma. O campus da UNAM é considerado um patrimônio cultural pela UNESCO, possuindo vários murais do artista Diogo Rivera. A instituição possui um total de 369.607 alunos (dados de 2021 e 2022), 3.192 laboratórios, 134 bibliotecas com mais de 3 milhões de títulos no total, 48 centros de investigação e pesquisa, 29 prédios de educação superior e 14 campi de escolas secundárias.