Em reunião com reitores de Universidades e Institutos Federais, Ministro da Educação anuncia recomposição orçamentária e liberação do limite anual de orçamento

Em reunião com reitores de Universidades e Institutos Federais, Ministro da Educação anuncia recomposição orçamentária e liberação do limite anual de orçamento

A Reitoria da Universidade Federal de Catalão, representada pelo Vice-reitor, professor Cláudio Maia, esteve presente na reunião no Palácio do Planalto, para tratar de assuntos de interesse das Universidades e Institutos Federais.

A reunião foi chamada pela Presidência da República e conduzida pelos Ministros Camilo Santana, da Educação, da Fazenda, Fernando Haddad, da Casa Civil, Márcio Macedo, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. No início da reunião, o Ministro Camilo justificou a ausência do Presidente Lula que, por recomendação médica, suspendeu as agendas no dia de hoje, mas pela importância da pauta e da mobilização de Reitores e Reitoras manteve a realização da atividade.

As medidas anunciadas foram a liberação de todo o financeiro retido de janeiro a maio na proporção 1/18 avos, totalizando cerca de 300 milhões de reais; liberação dos limites em 1/12 avos, a partir de junho; e uma recomposição orçamentária de 400 milhões de reais para toda a rede de Ensino Superior.

Segundo o Vice-Reitor da UFCAT, os anúncios feitos pelo Governo Lula aos Reitores foram muito importantes para vencer uma crise momentânea que assolava as Universidades brasileiras. “Sabemos do grande esforço do Governo para fazer estes anúncios frente a crise orçamentária geral, contudo estas medidas não resolvem os problemas financeiros das instituições Universitárias, já que o orçamento destas instituições é o mesmo de 2014, isto apesar do aumento considerável dos preços neste período, a expansão da rede federal e a ampliação das políticas de assistência”, pontua.

Professor Cláudio ainda frisa que "hoje é dia de comemorar, mas continuamos na luta das Universidades por orçamentos adequados à sua grandeza e trabalhos prestados à sociedade brasileira".

Assim que o MEC detalhar a efetivação das políticas anunciadas no dia de hoje, a Reitoria apresentará à comunidade universitária os impactos para a nossa instituição.