PET-Saúde participa de oficina oferecida pelo Ministério da Saúde

PET-Saúde participa de oficina oferecida pelo Ministério da Saúde

Programa tem o objetivo de melhorar a qualidade do ensino na área de saúde pública e estimular a produção de pesquisas

Integrantes do Programa de Educação pelo Trabalho (PET) Gestão e Assistência participaram nos dias três e quatro de abril, em Brasília, da Oficina Nacional do Programa PET-Saúde, promovida pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde). O PET-Saúde Catalão foi representado pela coordenadora-geral do Programa e professora do curso de Enfermagem, Nunila Ferreira de Oliveira e pela preceptora do PET, psicóloga Rafaela Gonçalves Silva.

O evento buscou promover espaços de avaliação e planejamento para continuidade das ações do Programa e alinhamento das políticas públicas voltadas para a integração ensino-serviços-comunidade, por meio da realização de rodas de conversa, com levantamento de necessidades e elaboração de proposições para a manutenção do Programa PET-Saúde enquanto política indutora de mudanças na área da saúde.

O Programa PET-Saúde atua na qualificação do cuidado e na formação em saúde, com foco na centralidade do usuário. Em Catalão o PET é desenvolvido por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Universidade Federal de Catalão (UFCAT), com a participação de mais de 60 pessoas, entre estudantes, preceptores, tutores e coordenadores, que desenvolvem ações voltadas para diferentes temáticas com inserção em diversos serviços de saúde do município.

O objetivo do Programa é colaborar no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e para oferta de atendimentos com cada vez mais qualidade à população, por meio de melhorias voltadas para a formação em saúde, com a capacitação dos docentes, trabalhadores e estudantes da área da Saúde.

O evento contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Instituições de Ensino Superior e Secretarias de Saúde de todas as regiões do Brasil, com presença de mais de 300 participantes nesses dois dias de atividades.