Professores de escolas municipais de Catalão participam do projeto Mentalidades Matemáticas, desenvolvido pelo IMTec/UFCAT

Professores de escolas municipais de Catalão participam do projeto Mentalidades Matemáticas, desenvolvido pelo IMTec/UFCAT

e

Na última semana, na noite de 17 de junho de 2025, ocorreu o encerramento do curso de formação de professores “Mentalidades Matemáticas: por uma matemática aberta, visual, criativa e colaborativa nas escolas” promovido pelo Instituto de Matemática e Tecnologia (IMTec) da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), no âmbito do projeto de extensão “Central pi-qui” em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Catalão, com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) e o Instituto Sidarta.

Na ocasião, 32 professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em variadas escolas municipais de Catalão receberam certificados de conclusão do curso, que contou com 10 encontros formativos semanais em sua programação que foram conduzidos por professores da UFCAT e um professor convidado do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

O curso de formação “Mentalidades Matemáticas” abordou práticas de ensino de matemática diversificadas que prezam pelo desenvolvimento criativo e colaborativo de estudantes sustentadas nos avanços científicos da neurociência sobre a aprendizagem.

De acordo com a professora Orcaliana Nascimento, da Escola Municipal José Sebba, “em uma única atividade, podemos explorar vários conceitos matemáticos de maneira lúdica e divertida”. O professor Yuri Amorim, da Escola Municipal Antônio Pinheiro dos Santos, aponta que “os encontros foram de grande relevância para a nossa formação docente, pois, além de fomentar reflexões sobre uma Matemática mais lúdica e acessível nas escolas de Educação Infantil e Ensino fundamental, reforçaram a importância do erro e da dúvida com artefatos valorosos para o desenvolvimento da fluência em fatos matemáticos”.

O Prof. Dr. Thiago Porto, coordenador da ação, avaliou positivamente a realização do curso, “foi possível trazer para Catalão discussões atuais sobre a aprendizagem de matemática para os professores da rede municipal da cidade. Propiciar essa formação para uma parcela da comunidade de professores da cidade de Catalão foi muito bom. Além disso, foi gratificante, ver que paralelo ao curso de formação, alguns dos professores participantes buscaram adaptar as atividades do curso para a sua realidade escolar".

Essa percepção sobre o curso de formação é ratificada pela professora Liliana Beatriz, Coordenadora da Secretaria Municipal de Educação que diz “uma formação para 32 professores, alcança uma dimensão ainda maior quando entendemos que os mesmos podem replicar os conhecimentos adquiridos para colegas das unidades escolares onde atuam e esta proporção amplia, quando concluímos que cada professor executa suas aulas, em média, para 25 alunos. Portanto, entende-se a necessidade de novas formações para aumentar o alcance das discussões".