
Reitora da UFCAT participa de reunião no MCTI para tratar da criação do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento Sustentável do Cerrado
11 de setembro é celebrado o dia do Cerrado no Brasil. Nesta simbólica data, aconteceu uma reunião de trabalho no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para abordar a Proposta de Criação do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento Sustentável do Cerrado.
A reunião foi conduzida pela Secretária Executiva Chefe da Assessoria do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, Denise Carvalho, junto dos reitores e reitoras signatários da Carta pela criação do referido Instituto. A proposta de criação já foi apreciada e o processo encontra-se em tramitação no Ministério, contando com vários pareceres técnicos favoráveis. Dessa forma, o intuito deste encontro foi debater os passos necessários para a criação do Instituto de Pesquisas para o Desenvolvimento Sustentável do Cerrado e aprovar ações estratégicas para viabilizar essa iniciativa.
Na oportunidade, Denise reforçou o interesse e disposição da Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos para a implementação do Instituto, observando que o Cerrado, segundo maior bioma do país, ainda não possui tal órgão de pesquisa.
A Universidade Federal de Catalão (UFCAT), enquanto signatária, foi representada pela reitora, Prof.ª Roselma Lucchese. Ela destacou que esta ação é um grande anseio de membros da comunidade universitária que dedicam sua trajetória acadêmica no estudo do bioma Cerrado. “Hoje, essa reunião de trabalho sobre a Criação do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento Sustentável do Cerrado, representa um passo concreto para ações sistematizadas de pesquisa, ensino e extensão, visando a proteção e a consolidação de conhecimento acerca do cerrado brasileiro! É um desejo das comunidades universitárias e científicas que se dedicam aos biomas nacionais e é um ato simbólico, muito relevante para este dia 11 de setembro, dia nacional do Cerrado", pontuou Roselma.