Como está a situação do Restaurante Universitário da UFCAT?

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Por que o Restaurante Universitário está fechado?

A suspensão das atividades do RU se deve única e exclusivamente à decisão unilateral da empresa prestadora de serviços de não mais executar o contrato de fornecimento de refeições, mesmo após ter acordado a renovação em fevereiro deste ano.

 

Por que a UFCAT não iniciou o processo de renovação do contrato em tempo hábil para a troca da empresa atual?

A Universidade iniciou a renovação em tempo hábil!

Em fevereiro de 2025 a UFCAT solicitou a manifestação da empresa sobre o desejo pela renovação, portanto, cinco meses antes da finalização do contrato atual. Ainda em fevereiro a empresa se manifestou favoravelmente a renovação do contrato, que previa o reajuste no valor da refeição de R$17,57 para R$18,50.

Em junho, alegando prejuízos devido a aumento de custos, a empresa solicitou um aumento no valor da refeição, de R$18,50 para R$21,00. A UFCAT manifestou-se favorável a solicitação da empresa, desde que cumprisse o que determina a legislação e apresentasse uma planilha de custos que justificasse o valor solicitado, no prazo de 30 dias. 

Ao final do período, a empresa não apresentou as planilhas. A UFCAT prorrogou o prazo e, ao final da prorrogação, faltando apenas dois dias para o retorno do semestre letivo, a empresa seguiu sem apresentar as planilhas e manifestou o desinteresse em seguir com a renovação do contrato.

 

A empresa abandonou a renovação por atrasos no pagamento?

Não. Os pagamentos referentes à prestação do serviço de fornecimento de refeições estão em dia, não havendo nenhuma nota em atraso.

 

A UFCAT fechou o restaurante para economizar?

Não, pois o mesmo valor que era destinado para pagar a empresa será utilizado no pagamento de bolsas alimentação, para mitigar os transtornos com o fechamento do restaurante.

 

Os estudantes ficarão sem atendimento neste período de fechamento do restaurante?

Não, pois  a Reitoria determinou a publicação de uma portaria para o pagamento emergencial de bolsa alimentação aos estudantes que utilizaram o RU com, pelo menos, 25% da frequência no primeiro semestre letivo de 2025.

 

Quais são os próximos passos para normalizar o serviço do RU?

Estamos trabalhando em duas frentes simultâneas:

  • A abertura de um processo para contratação emergencial de uma nova empresa para operar o RU no menor tempo possível. Esse tipo de contrato acontece com mais velocidade, mas tem duração menor e serve para restabelecer o serviço enquanto acontece a licitação definitiva.
  • A realização de uma licitação definitiva, que é um processo um pouco mais longo e burocrático, mas que resulta na contratação de empresa para um contrato de longo prazo. Os critérios do novo contrato serão definidos por uma comissão retirada em reunião com os estudantes, contemplando café da manhã e suco durante as refeições e, após este procedimento, será feita uma concorrência entre empresas interessadas, sendo classificadas as que apresentarem as melhores propostas nos termos do edital.

 

Linha do tempo

 

 

 

  • 01 de agosto -  04 de agosto: Recebimento de propostas de empresas interessadas

 

  • 01 de agosto: Lançamento de uma página no site da UFCAT para acompanhamento da situação do Restaurante Universitário

 

  • 29 de julho - 31 de julho: Realização de chamamento à empresas do ramo de fornecimento de refeições, de Catalão, Uberlândia, Anápolis e Goiânia