
Estudante de Medicina é aprovada em intercâmbio em pesquisa médica na Dinamarca
e
A estudante Keline da Silva Souza, do sétimo período do curso de Medicina da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), foi aprovada para o Standing Committee on Research Exchange (SCORE), um intercâmbio em pesquisa médica na Dinamarca. O edital anual é promovido pela International Federation of Medical Students Associations (IFMSA) e intermediado pela Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM). A seleção ocorre por meio de pontuação em diversos critérios, como participação em monitoria, estágio, projetos de pesquisa e iniciação científica e participação em eventos acadêmicos e científicos.
Keline conta que desde a sua entrada na UFCAT teve conhecimento das oportunidades de estágio possíveis dentro de sua trajetória acadêmica, por meio da Coordenação Local de Estágios e Vivências (CLEV), que é formada pelos próprios estudantes. Sabendo disso, ela decidiu se empenhar para conseguir a pontuação necessária para concorrer aos editais. Os discentes podem escolher até 10 opções de países para intercâmbio, em ordem de preferência.
Além de conhecer a cultura do país e compartilhar suas experiências como estudante universitária brasileira, Keline participará na Dinamarca, todos os dias da semana, durante o período de um mês, sob a supervisão de preceptores locais, de atividades de práticas e de pesquisa em instituições de saúde, ensino e pesquisa dinamarquesas. O programa não oferece auxílio financeiro, apenas a hospedagem e uma refeição diária, porém Keline foi a única brasileira que conseguiu isenção do pagamento das passagens áreas.