
Vencedora da Olimpíada de Língua Portuguesa na categoria crônica participa de aula do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, vinculado ao Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Catalão, recebeu, na aula desta semana, na disciplina “Memória e Identidade em Literatura”, ministrada pela Profa. Dra. Silvana Augusta Barbosa Carrijo, a jovem Beatriz Pereira Rodrigues, vencedora da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), na categoria “Crônica”, em 2019, para um bate-papo com a turma do curso.
Quando se consagrou como vencedora da Olimpíada, Beatriz tinha apenas 13 anos de idade e levou o prêmio na categoria supramencionada, sob supervisão e orientação da Professora de Língua Portuguesa, Vânia Rodrigues Ribeiro, da Escola Municipal Nilda Margon Vaz, em Catalão-GO, com o texto O apanhador de acalantos, de teor autobiográfico.
No encontro com a turma, Beatriz descreveu a experiência de ter sido premiada, no gênero, em 1º lugar, na Olimpíada, cuja edição de 2019 teve como uma de suas avaliadoras a escritora Conceição Evaristo, de ter seu texto lido por Gilberto Gil, numa iniciativa do “Leia com uma criança”, do Instituto Itaú Social, e sobre o papel imprescindível que a Profa. Vânia Rodrigues Ribeiro exerceu em sua trajetória estudantil.
A respeito da experiência da roda de conversa com os alunos do PPGEL, Beatriz afirmou: “A experiência em compartilhar a minha história na literatura e com a escrita foi enriquecedora ao meu trajeto na Educação. Conversar com os alunos e com a professora foi um processo muito gostoso e aconchegante, amadurecendo minhas perspectivas acerca do Curso de Letras e intensificando o meu amor pela escrita e literatura”.

Já Priscila Brandão, discente do PPGEL, comentou que “O encontro propiciado nesta tarde, além de enriquecer as tessituras literárias, corroborou com os diálogos acerca da identidade, memória e autobiografia. Ademais, a mediação alunos / autora estreita as relações do fazer literário e o vivenciar experiências. Sem sombra de dúvidas, um privilégio ouvir uma autora que, com tenra idade, demonstra veio poético e sensibilidade apurados”.
A iniciativa da roda de conversa entre Beatriz, os discentes e a docente da disciplina do PPGEL configura interação entre o Programa e a Educação Básica, como uma das ações valorizadas pela CAPES ao avaliar os cursos de Pós-Graduação stricto sensu, que visa à promoção das pesquisas aqui desenvolvidas e retorno dos investimentos à Educação Básica e à sociedade.