
UFCAT apoia Ministério dos Povos Indígenas para Implementação do Protocolo de Consulta Yanomami e Ye'kwana
A iniciativa faz parte dos esforços para enfrentar a emergência humanitária que afeta as comunidades indígenas Yanomami.
A Universidade Federal de Catalão (UFCAT) firmou, em julho deste ano, um Termo de Execução Descentralizada com o Ministério dos Povos Indígenas (MPI) para apoiar a implementação do Protocolo de Consulta Yanomami e Ye'kwana. A iniciativa faz parte dos esforços para enfrentar a emergência humanitária que afeta as comunidades indígenas Yanomami.
O projeto, liderado pelo Ministério dos Povos Indígenas (MPI) com apoio da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), já deu início às atividades programadas, incluindo o apoio técnico em ações de esclarecimento realizadas entre os dias 09 e 21 de setembro. Além disso, a UFCAT está envolvida na organização do V Fórum de Lideranças Yanomami, realizado na localidade de Auaris, entre os dias 23 e 27 de setembro.
A Reitoria da UFCAT destacou a relevância do projeto, empenhando-se em mobilizar recursos e esforços para atender com a maior celeridade possível as demandas estabelecidas. Para a Reitora, Roselma Lucchese, a implementação do Protocolo de Consulta é um passo fundamental para o efetivo respeito aos direitos dos povos Yanomami e Ye'kwana. Esse processo reforça o compromisso com o desenvolvimento de políticas inclusivas que reconheçam a importância da autonomia e autodeterminação dessas comunidades.
O projeto terá duração até julho de 2025 e inclui ainda apoio a visitas de representantes em Brasília, a elaboração de Planos de Comunicação sobre temas de políticas de proteção social e o fortalecimento das associações Yanomami e Ye'kwana.