
Reunião em Brasília discute concurso público e orçamento da UFCAT
Expectativas são otimistas. Reitora tem cumprido extensa agenda de compromissos em Brasília
Reitoras e reitores das cinco universidades federais criadas em 2018 - que são conhecidas como Supernovas, se reuniram nesta quarta-feira (22), com a secretária de educação superior do Ministério da Educação, Denise Pires de Carvalho. Na pauta, o concurso para técnico-administrativos e a recomposição do orçamento das instituições.
De acordo com a reitora da UFCAT, Roselma Lucchese, houve um compromisso por parte da Secretaria de Educação Superior em priorizar o atendimento das necessidades das Supernovas. Segundo ela, a secretária acenou com a possibilidade de autorizar a realização de concurso público para ao menos parte dos técnico-administrativos previstos na lei 13.634/2018. De acordo com o documento, a previsão é de criação de 81 vagas em 13 diferentes cargos.
Outro ponto destacado por Roselma foi a questão orçamentária. Foi informado pela Secretaria que na próxima semana deverá ser anunciado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, um plano de recomposição do orçamento das universidades federais para recursos de capital, que deverão ser utilizados para novos investimentos em bens ou serviços. Ficou acertado, ainda, que em maio serão iniciadas as discussões para construção de um plano estratégico de consolidação da implantação das Supernovas.
“As perspectivas são muito boas. Estamos tendo a possibilidade de diálogo, algo que não tivemos nos últimos anos. Agradecemos também o apoio da bancada parlamentar goiana, sensível às nossas necessidades”, pontuou Roselma. As reitoras e reitores da Supernovas participaram também de um café da manhã oferecido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino (Andifes), com a presença de diversos parlamentares. Da bancada goiana participaram Adriana Accorsi, Rubens Otoni, José Nelto e Zacarias Calil.
