
UFCAT apresenta resultado positivo no Índice Geral de Cursos do INEP
Uma Universidade precisa cumprir o seu papel de diálogo formador junto aos jovens que lhe são confiados. Da mesma maneira, o processo de construção do conhecimento científico precisa ser “auditado” por seus pares e entre si. Nessa direção, uma das formas de acompanhar o compromisso e a qualidade formadora da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) são os vários processos de avaliação. E, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) que faz parte da avaliação dos cursos das instituições de ensino superior do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, juntamente com a Avaliação Institucional e a presença das Comissões de Verificação para Credenciamento e Recredenciamento da instituição e Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento dos Cursos de Graduação.
Ao longo dos anos, o histórico das Universidades brasileiras alternam momentos de contingenciamento de verbas, ataques variados, e tentativas de descredenciamentos de um lado, e do outro a incessante luta de técnicos administrativos, de docentes e a ansiedade natural geracional dos discentes, em meio ao processo de formação, que poderia ser melhor conduzido, não fosse o primeiro conjunto de ataques. por sua vez, ainda em meio a isso, ocorrem os vários processos de avaliação. E, nesse sentido, o INEP divulgou, no dia 02/04/2024, os dados do Índice Geral de Cursos (IGC) das instituições de educação superior do Brasil. O IGC é calculado a partir de um conjunto de resultados dos processos avaliativos referentes aos conceitos obtidos no Conceito Preliminar de Curso (CPC) nos últimos três anos, os conceitos da Pós-Graduação stricto sensu, quando houver, e dados do Censo da Educação Superior. E, por meio dessa sistemática, no relatório da IES, disponibilizado pelo INEP, é possível verificar que os cursos da UFCAT tiveram bons resultados, contribuindo diretamente para a obtenção do conceito 4 no IGC 2022.
Em meio aos vários desafios que marcam o processo emancipatório, a construção de soluções aos problemas antigos e aos novos, a Universidade Federal de Catalão, por meio do IGC que é um importante indicador do seu compromisso constitucional, submete-se parâmetros avaliativos, e é capaz de expressar a força de suas escolhas, de suas ações por meio da verificação da sua capacidade institucional. Apenas a título de situar acerca do que significa a expressão do empenho e dedicação dos servidores(as) da UFCAT - no Brasil, de acordo com o Índice Geral de Cursos, apenas 55 obtiveram nota 5, outras 516 alcançaram a nota 4, dentre elas a UFCAT e outras 1.197 Instituições conseguiram a nota 3. De maneira ainda mais localizada, no Estado de Goiás, nenhuma com nota 5, 18 instituições com nota 4, 52 nota 3, 10 com nota 2 e 1 com nota 1.
As avaliações externas e internas são uma oportunidade de compreender o que se pretendeu, o que se procurou fazer, e mesmo o que se alcançou. A instituição, por meio da expressão do IGC, permite compreender que tem cumprido com qualidade a oferta dos cursos superiores em suas diversas áreas de formação. Isto é, o IGC é calculado ao final de cada processo avaliativo do Enade, sempre desafiando a instituição a manter ou melhorar o índice do ano anterior.

Ainda um pouco mais sobre o IGC, tem-se que consoante a Portaria Normativa MEC n.º 840/2018, no Ano I são avaliados os cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e áreas afins, Engenharias e Arquitetura e Urbanismo, e Superiores de Tecnologia nas áreas de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança.
No Ano II são avaliados os cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Linguística, Letras e Artes, e áreas afins, licenciatura nas áreas de conhecimento de Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Linguística, Letras e Artes, e bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Humanas e Ciências da Saúde, com cursos avaliados no âmbito das licenciaturas, Cursos Superiores de Tecnologia nas áreas de Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Produção Industrial.
No ano III são avaliados os cursos de bacharelado nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas e áreas afins; bacharelado nas Áreas de Conhecimento Ciências Humanas e áreas afins que não tenham cursos também avaliados no âmbito das licenciaturas, e Superiores de Tecnologia nas áreas de Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.
Assim sendo, ao final de cada ciclo de três anos, com exceção dos cursos experimentais e daqueles que não atinjam os requisitos do Conselho Nacional de Educação (CONAES) para serem habilitados no Enade no ano da área avaliada, os demais cursos da Universidade Federal de Catalão são avaliados a cada ciclo de três anos. Sendo, portanto, responsáveis diretos pelo IGC divulgado a cada encerramento do processo do avaliativo do Enade.
Foram avaliados no ano de 2022, os cursos de Administração, Administração Pública e Psicologia, pertencentes ao Ano III, contribuindo diretamente para o conceito 4 do IGC da Universidade Federal de Catalão. É importante registrar que todas as avaliações externas realizadas pelo INEP/MEC possuem conceito de 1 a 5.
Os desafios continuam postos, os ataques à Universidade pública, democrática e laica, parecem não arrefecer, da mesma forma, o empenho dos diversos setores/segmentos da UFCAT permitem ver pouco ou nenhum enfraquecimento, pelo contrário, a disposição, o desejo de uma Instituição mais justa, plural e equânime enseja novas e variadas lutas.
A Diretoria de Currículo, Avaliação e Diploma parabeniza pelos esforços empregados por todos que tiveram envolvimento nos processos avaliativos do Enade que resultaram no conceito 4 do IGC da UFCAT, o que representa uma importante vitória da instituição que, embora tenha uma história de mais de trinta anos, é nova enquanto universidade independente, representando uma variável importante para podermos continuar buscando a excelência de todos os nossos cursos, fortalecendo a presença da Universidade Federal de Catalão no cenário local, regional, nacional e internacional.