Parceria entre UFCAT e mineradora deve investir na recuperação de áreas de nascentes

Parceria entre UFCAT e mineradora deve investir na recuperação de áreas de nascentes

Conhecimento científico e conscientização ambiental se unem em benefício da comunidade

Representantes da Mineradora CMOC e da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) estiveram reunidos nesta segunda-feira (20), para a apresentação do projeto que busca desenvolver estudos ambientais integrados para melhorar a qualidade hídrica, por meio da conscientização ambiental, estímulo a práticas de conservação do solo e água e pelo conhecimento científico associado com a construção de bacias de retenção.

O projeto engloba a proteção e recuperação de áreas de nascentes degradadas e a gestão eficaz dos recursos hídricos, por meio da conscientização e da restauração. As comunidades de Coqueiros, Macaúbas, Mata Preta e Ouvidor dos Cláudios, localizadas nos municípios de Catalão e Ouvidor serão as principais beneficiadas com as práticas de manutenção do equilíbrio ambiental, natural, cultural e paisagístico das nascentes/bacias retenção. 

De forma prática, a mineradora pretende investir recursos para a construção de 200 bacias de contenção em propriedades vizinhas à sua área de operação. O projeto será executado ao longo de 2023, sob coordenação da universidade e deve contribuir para a preservação de 12 nascentes, por meio da conservação da vegetação, manutenção do solo e da fauna silvestre, com vistas ao aprimoramento da disponibilidade hídrica da região.

Neste sentido, de acordo com Rafael de Ávila, professor do curso de Geografia e integrante do projeto, a preservação e conservação dos recursos hídricos é de suma importância para a função ambiental e vai além da disponibilidade hídrica, sendo também importante para a preservação da paisagem e do fluxo gênico da fauna e da flora. "Nesse importante debate, as áreas de nascentes possuem um grande papel no ciclo hidrológico, colaborando para alimentação da rede hidrográfica de superfície, tornando imprescindível a sua proteção para a garantia da preservação e conservação hídrica e ambiental", destaca.

Outro ponto destacado pelo professor é a participação dos estudantes da UFCAT no planejamento e na execução das ações extensionistas, o que favorece a formação humana e profissional e aproxima a universidade pública da sociedade, por meio da melhoria da qualidade de vida das comunidades envolvidas, decorrente do aumento da disponibilidade
de água a ser ofertada, a partir do aumento da vazão dos mananciais. A expectativa, também, é a de produção de uma publicação em formato e-book, para divulgar e compartilhar o conhecimento com a sociedade e com pesquisadores.