UFCAT recebe Ministro da Educação no Hospital Universitário e assina acordo de cooperação técnica

UFCAT recebe Ministro da Educação no Hospital Universitário e assina acordo de cooperação técnica

Na terça-feira, 25, o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, esteve em Catalão recebendo, simbolicamente, a escritura do Hospital Regional “Adib Elias”, em processo de federalização para se tornar o Hospital Universitário da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), e assinando o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre UFCAT, Prefeitura Municipal e Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). O evento foi resultado dos esforços políticos, em especial, do deputado José Nelto, tanto na intermediação com o Ministério pela federalização, como para a efetividade da agenda, além do ex-prefeito Adib Elias Júnior, que construiu o hospital e tomou a decisão de doá-lo a Universidade Federal de Catalão.

O evento contou com as presenças da Reitora da UFCAT, Profª Roselma Lucchese, do governador do Estado, Ronaldo Caiado, do vice-governador, Daniel Vilela, do prefeito de Catalão, Velomar Rios, do presidente da EBSERH, Arthur Chioro, do senador da República, Vanderlan Cardoso, da deputada federal, Adriana Accorsi, do deputado federal, José Nelto, do deputado federal, Rubens Otoni, do secretario de Educação Superior, Marcus Vinicius David, da deputada estadual, Bia de Lima, do deputado estadual, Jamil Calife, da secretária municipal de Ação e Promoção Social e primeira-dama, Neusa Rios, da secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli, do secretário geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, do secretário de Comunicação, Gean Carvalho, do secretário municipal de Saúde, Leonardo Pereira Santa Cecília, do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Jair Humberto, do ex-prefeito, Adib Elias Júnior e da estudante quilombola do curso de Medicina da UFCAT, Rafaella Talita Leal Pereira Souza, além de prefeitos das cidades circunvizinhas e uma série de outras autoridades que acompanharam o evento nas instalações do Hospital.

Com a incorporação deste hospital, que será 100% SUS, conforme expressou a reitora da UFCAT, a instituição irá potencializar o sistema de saúde público no interior do estado, principalmente na área de Oncologia, e para além disso, a formação de profissionais que terão, neste dispositivo, campo para desenvolvimento prático. “É com muita alegria que esse hospital funcionará também como capacitação, formação e fixação de profissionais, tanto na área da saúde quanto nas demais áreas vinculadas à UFCAT, com a parceria também do IF Goiano na formação do ensino técnico”, disse.

O presidente da EBSERH, Arthur Chioro enfatizou a inovação em gestão que este hospital universitário protagoniza, visto que é fruto de uma articulação interfederativa para garantir que ele seja referência em alta complexidade para a macrorregião de saúde do centro sudeste de Goiás. “Este hospital é fruto de uma inovação no campo da gestão. Essa triangulação entre a prefeitura de Catalão, o governo do Estado, o Ministério da Educação, por meio da EBSERH, e o Ministério da Saúde, é uma experiência que não existia ainda no país”, exaltou. Chioro ainda apontou que esta previsto para o segundo semestre a assinatura do contrato de gestão especial, em que de fato a universidade transfere a responsabilidade de funcionamento cotidiano do hospital para a EBSERH.

O prefeito de Catalão, Velomar Rios anunciou que em breve, numa organização conjunta com a UFCAT, será oportunizado à população a visitação às instalações do Hospital, a fim de que conheçam a construção deste equipamento de saúde, antes mesmo de seu pleno funcionamento.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado exaltou o fato deste hospital ser um hospital-escola, o que irá impactar significativamente em uma formação de qualidade dos futuros profissionais de saúde formados na UFCAT. “Aqui serão formados médicos de verdade. O paciente estará aqui com o estudante do lado, o professor ao lado orientando e assim sairão daqui qualificados para salvar vidas”, ressaltou.

 

DSC_1114.JPG

 

Por fim, em seu pronunciamento, Camilo Santana pontuou as contribuições que o Hospital trará para o ensino e a pesquisa da universidade, além de ser um hospital do SUS que atenderá a população de Catalão e região de forma gratuita. “Catalão sonhou com este hospital. O hospital está pronto. E agora estamos nos unindo para dizer que a  partir do segundo semestre, este será de fato um hospital que irá funcionar para atender a saúde do povo de Catalão e da região”, afirmou. 

Camilo também informou que a partir do acordo estabelecido será iniciado o planejamento para a contratação de pessoal, cerca de 1.200 funcionários, e a aquisição dos equipamentos de média e alta complexidade, com apoio do Ministério da Saúde. A previsão é que em agosto o dispositivo seja inaugurado e entre em funcionamento.

Sobre o Hospital Universitário

O Hospital conterá:

 

  • 203 leitos (ativados em fase);
  • 20 UTI adulto;
  • 10 leitos UTI de reserva técnica;
  • 10 UTI neo;
  • 10 Ucinco;
  • 5 Ucinca;
  • 38 leitos de observação;
  • 110 leitos de internação clínicos e cirúrgicos.

 

  • 6 Salas Cirúrgicas;
  • 2 Obstétricas;
  • 3 PPP (pré-parto, parto e pós-parto);
  • 21 consultórios;
  • Laboratório de Análises Clínicas;
  • Centro de Diagnóstico de Imagem.

 

  • Perfil assistencial;
  • Internação clínica e cirúrgica;
  • Cuidado Oncológico com quimioterapia;
  • Maternidade de alta complexidade com cuidados neonatais.

 

DJI_0050(1).JPG