UFCAT participa de visita técnica da Comissão de Conflitos Fundiários de Goiás à comunidade rural

UFCAT participa de visita técnica da Comissão de Conflitos Fundiários de Goiás à comunidade rural

Professores e estudantes da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) acompanharam nesta segunda-feira, 15, a reunião entre a Comissão de Conflitos Fundiários (CCF) do Estado de Goiás do Tribunal de Justiça (TJGO) e as famílias que integram a comunidade Oziel Alves, na região de Olhos D'água, distrito de Santo Antônio do Rio Verde, em Catalão. A representação da Comissão visitou os espaços habitacionais e de produção e promoveu uma audiência com as 27 famílias instaladas a seis anos na área da antiga Fazenda São João da Cruz de Cima e Barreiros.

Estiveram presentes os representantes da CCF: Márcio Lopes Toledo, promotor de justiça; Gustavo Alves de Jesus, do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado de Goiás; Ângela Cristina dos Santos, da Ouvidoria Externa da Defensoria Pública do Estado de Goiás e Leonardo José da Silva e Cristiane Oliveira Ribeiro, da equipe de Assessoria do Tribunal de Justiça.

A UFCAT foi representada por Cláudio Lopes Maia, vice-reitor da universidade, que representou a reitora da universidade, Roselma Lucchese. Além da universidade estiveram presentes Elias D'Angelo Borges, do Instituto Nacional de Reforma Agrária (INCRA), bem como representantes do Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomas Balduíno, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Observatório de Direitos Humanos do Sudeste Goiano (Observ-GO) e do Movimento Camponês Popular (MCP).

O vice-reitor destacou a atuação da instituição junto aos trabalhadores rurais, com diversos projetos de pesquisa e extensão, todos eles atestando a vulnerabilidade daqueles trabalhadores, assim como a condição de produtores de alimentos saudáveis para a região. Destacou ainda que a UFCAT está à disposição da Comissão de Conflitos Fundiários do Estado de Goiás e do INCRA, para a busca de uma solução pacífica para o conflito e que garanta a aqueles trabalhadores a terra para a produção. 

O professor Luiz do Nascimento, que acompanhou a visita, por sua vez, destacou os trabalhos de pesquisa e extensão naquela área e expondo toda uma trajetória da UFCAT na produção de saberes entre os trabalhadores para a produção de uma alimentação saudável, de estratégias para o fortalecimento do cooperativismo e de medidas de preservação ambiental.

A CCF foi instituída pelo Decreto Judiciário nº 2.811/2022. Trata-se de um grupo interinstitucional do qual participam representantes do Poder Judiciário Estadual, Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) e Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO).