UFCAT participa de Audiência Pública da Comissão de Educação do Senado em comemoração aos sete anos da criação das supernovas

UFCAT participa de Audiência Pública da Comissão de Educação do Senado em comemoração aos sete anos da criação das supernovas

Na tarde deste dia 26 de março, uma audiência pública promovida pela Comissão de Educação do Senado Federal debateu o papel das seis (06) universidades federais criadas em 2018 com a prerrogativa de impulsionarem a interiorização do ensino superior nas regiões do Brasil em que estão situadas. A comemoração dos sete (07) anos de criação destas, que foram nomeadas “supernovas”, também foi pauta da reunião.

Organizada pelo senador da república, Wellington Fagundes (PL-MT), a audiência reuniu os reitores e reitoras da supernovas para o debate sobre os avanços, desafios e perspectivas das instituições. Professora Roselma Lucchese, reitora da UFCAT, compôs a banca juntamente com a reitora Analy Castilho Polizel de Souza, da Universidade Federal de Rondonópolis, o reitor João Paulo Sales Macedo, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, o reitor Christiano Peres Coelho, da Universidade Federal de Jataí, o reitor Airton Sieben, da Universidade Federal do Norte do Tocantins e o reitor Airon Aparecido Silva de Melo, da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco.

 

WhatsApp Image 2025-03-26 at 16.14.01.jpeg

 

Roselma exaltou o papel das supernovas, criadas com foco em promover o desenvolvimento educacional, ambiental, econômico e cultural das regiões em que estão situadas. “Somos universidades diferenciadas. Fomos criadas para atuarmos no desenvolvimento do interior e regiões centrais do país. Estamos estrategicamente no interior do país para trabalhar as características específicas das nossas regiões e assim fazer a diferença”, declarou. Ela também mencionou o fato destas instituições, comemorando sete anos de criação, terem sido avaliadas, ou estarem em processo de avaliação pelo Ministério da Educação, especialmente para recredenciamento institucional e que a maioria dessas receberam nota máxima no processo, mesmo com todos os desafios enfrentados.

"Hoje comemoramos os avanços, mas aqui estamos falando também das dificuldades que persistem na nossa implantação e pedindo a continuidade do apoio do Senado e da Câmara dos Deputados para que possamos continuar a implantação e fazer a diferença na vida das pessoas onde estamos", finalizou Roselma. Os demais reitores e reitora ressaltaram as inovações e impactos de cada supernova em suas comunidades.