
UFCAT obtém nota máxima em avaliação do Ministério da Educação
Com isso, UFCAT se iguala ao padrão de excelência e qualidade das grandes universidades públicas brasileiras
A Universidade Federal de Catalão (UFCAT) obteve nota máxima na avaliação de recredenciamento institucional junto ao Ministério da Educação (MEC). A nota 5 é um indicativo de excelência acadêmica da universidade, que foi avaliada em diversos aspectos, desde a qualidade da infraestrutura e a capacitação do corpo docente, passando pela eficácia do ensino oferecido, até o impacto dos projetos de extensão oferecidos para a comunidade.
A reitora da UFCAT, Roselma Lucchese, destaca que a nota máxima obtida pela universidade, criada em um momento tumultuado e sem a destinação dos devidos recursos financeiros para sua implantação e consolidação, é um sinal de superação. “Apesar das dificuldades, olhando a nossa trajetória e a nossa história, temos orgulho de ser UFCAT, temos muito a comemorar, estamos em pé de igualdade com as grandes universidades públicas federais do Brasil”, afirmou.
Apesar da UFCAT ser uma universidade jovem, sediada no interior do Brasil e que integra o grupo das seis instituições criadas em 2018, conhecidas como Supernovas, para Roselma a nota máxima mostra que a universidade tem feito a diferença para o lugar onde se encontra e para a vida das pessoas. “Me orgulho muito de representar essa universidade, me orgulho muito de todas e de todos, seremos cada vez maiores e melhores”, concluiu.
A avaliação de recredenciamento ocorre periodicamente e toda instituição de ensino superior, pública ou privada, está sujeita à visita dos técnicos do MEC. A finalidade desse processo é assegurar que as instituições mantenham um padrão de qualidade e aprimorem suas atividades acadêmicas, de pesquisa e de extensão. Foram avaliados pela comissão cinco eixos principais: planejamento e avaliação institucional, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura.