
UFCAT no Congresso de Inovação em Metodologia do Ensino Superior
Congresso de Inovação em Metodologia do Ensino Superior, realizado nos dias 13 e 14 de setembro de 2024.
A Universidade Federal de Catalão (UFCAT) participou do VII Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior (CIM), realizado nos dias 12 e 13 de setembro, na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O importante evento, que reuniu professores, técnicos administrativos, gestores e estudantes de todo o Brasil, teve como tema o desafio de “Ensinar e aprender em transformação: novos sujeitos, novos paradigmas na Educação Superior Brasileira”. Momento importante para as instituições públicas de ensino superior, que recebem público diversificado, demandando diversas formas de acolhimento pedagógico, além da questão dos velhos desafios que insistem em permanecer.
O evento contou com a participação da Prograd-UFCAT. A Técnica em Assuntos Educacionais Me. Carolina Guimarães, coordenadora do Setor de Apoio Pedagógico aos Estudantes (SEAES/Prograd) integrou a comissão organizadora do evento, dando mostras do compromisso da UFCAT com a busca da qualidade dos cursos por meio da inovação pedagógica e o desenvolvimento de novas metodologias de ensino superior e tecnológico. A professora Dra. Priscila Ariede Petinuci Bardal, coordenadora do Bacharelado e professora do curso de Medicina, representou a UFCAT na mesa diretiva de abertura do evento, discursando sobre a importância das novas formas de ensino na atualidade.
Ademais, professores da UFCAT dos cursos de Medicina (Profa. Dra. Fernanda Rodovalho, Profa. Dra. Poliana Duarte e Profa. Dra. Cristiane Cardoso) e de Física (Prof. Dr. Marcionílio Teles de Oliveira Silva) também participaram ativamente do Congresso.
O congresso, que recebeu participantes de várias regiões do Brasil, foi organizado por uma comissão interinstitucional designada por um termo de cooperação técnica e composta por 6 instituições federais de ensino: Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Trabalhos científicos realizados em nossa Universidade foram apresentados e discutidos nos Grupos de Trabalho. Várias oficinas e minicursos oportunizaram a troca de saberes e experiências entre os participantes.
No atual contexto de inovações tecnológicas, inteligência artificial e diversos processos sociais, muito se discutiu sobre a importância do trabalho em rede e a necessidade de educação continuada para que se mantenha a qualidade e legitimidade no ensino superior nacional.
A próxima edição do evento ocorrerá em 2026 e em breve a comissão organizadora anunciará as instituições participantes e, principalmente, aquela que sediará o CIM.