
Comitê de Ética em Pesquisa aprova novo regimento e apresenta nova coordenação
O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), responsável, de forma geral, por orientar quanto a ética na pesquisa com seres humanos, aprovou em reunião colegiada nesta quinta-feira (08/02) o novo regimento interno, documento fundamental para o processo de renovação do comitê, pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) do Conselho Nacional de Saúde/Ministério da Saúde, para os próximos quatro anos. Com isso, a professora Eliane Freitas assume a coordenação do CEP, juntamente da vice-coordenadora, professora Ivânia Vera e terão pela frente o desafio de consolidar o comitê.
De acordo com Eliane, o CEP atualmente encontra-se bem estruturado, organizado e ativo. A professora destaca que uma de suas prioridades à frente do comitê será o investimento em ações educativas, de modo a expandir o conhecimento sobre a ética e a legislação em pesquisa. “Já ofertamos disciplinas na graduação e pós-graduação e visitamos as associações externas”, comenta. “Além disso, somos o único Comitê de Pesquisa da região e recebemos demandas internas e externas”, conclui.
A professora Adriana Freitas Neves, que coordenou o CEP nos dois mandatos anteriores, juntamente com as professoras Maria Helena de Paula e Magda Valéria da Silva, destacou os desafios e o amadurecimento do comitê. “Tivemos um processo de fundação e consolidação, aprendemos muito a respeito dos documentos pertinentes à pesquisa, amadurecemos muito, como pesquisador e ser humano”, pontua. Ela explica que a principal missão do CEP é defender os direitos dos participantes de pesquisa e, em consequência, do pesquisador.
A reitora da UFCAT, professora Roselma Lucchese, destacou a honra e a oportunidade de ter sido membra do CEP. “Em uma universidade em construção, acabamos sendo contadores de histórias e o CEP faz parte da minha história”, disse. Ela também ressaltou a excelência do trabalho do comitê, que tem atuado de forma ativa e bastante assertiva.
O novo regimento será avaliado pela Conep, devolvido para a universidade, ratificado pela reitoria e anexado a resolução do Conselho Universitário (Consuni). O CEP é formado por representantes de participantes de pesquisa e pesquisadores. Cabe a ele avaliar desde Trabalhos de Conclusão de Curso, a projetos de extensão e projetos de mestrado e doutorado, em pesquisas que envolvam seres humanos.