
Super Novas entregam proposta de ação orçamentária ao Ministério da Educação
Reitoras e reitores das seis universidades federais conhecidas como Super Novas entregaram nesta terça-feira, 27, ao ministro da educação, Camilo Santana, a secretária de educação superior do Ministério da Educação (MEC), Denise Pires de Carvalho e a diretora de desenvolvimento da rede de instituições federais de educação superior do MEC, Tânia Mara Francisco, um ofício conjunto que trata da proposta de ação orçamentária para implantação das referidas instituições.
De acordo com a reitora pro tempore da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Roselma Lucchese, foi proposto ao governo federal uma ação específica na lei orçamentária, a fim de dotar as Super Novas dos recursos financeiros suficientes para a devida implantação e consolidação das universidades. A proposta, conforme a reitora, contempla os quatro anos da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com isso, a expectativa é assegurar, todos os anos, até 2027, verbas para custeio e capital das instituições.
As Super Novas foram criadas entre 2018 e 2019. O grupo é composto pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Universidade Federal de Jataí (UFJ), Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Universidade Federal do Agreste do Pernambuco (UFAPE), Universidade Federal do Delta do parnaíba (UFDPar) e Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Essas instituições não obtiveram nenhuma verba para a implantação. O que se busca agora é a correção dessa distorção.