
Roda de conversa acolhe estudantes estrangeiros participantes de programa de cooperação internacional
e
Acolher, ouvir e compartilhar experiências. Com essa proposta, foi realizada nesta sexta-feira (05/09) uma roda de conversa, seguida de lanche coletivo, para nove estudantes estrangeiros dos cursos de Medicina, Enfermagem, Ciência da Computação e Psicologia, provenientes de Cabo Verde, Guiné, Angola e Congo, participantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G).
A coordenadora do PEC-G na Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Janete Rocha Souza Cezário, deu as boas-vindas aos estudantes. “Alguns já estão na UFCAT a mais de dois anos, outros chegaram a poucos meses, queremos ouvir vocês, conhecer, saber quem são”, pontuou. Já o vice-reitor, Cláudio Lopes Maia, ressaltou que a convivência com outras culturas engrandece a universidade. “Sabemos das dificuldades de vocês, queremos fazer o acolhimento que vocês merecem, ficamos felizes por vocês terem escolhido a UFCAT”, disse.

O pró-reitor de graduação, Luiz Carlos do Carmo, destacou a importância do momento de escuta e acolhimento. “Aqui paramos, conversamos, conhecemos vocês, é o momento de troca de experiências”, salientou. O coordenador de relações internacionais, Rafael de Ávila Rodrigues, explicou que o convênio é vinculado ao Ministério das Relações Exteriores (MRE). “Os estudantes estrangeiros são beneficiados com vagas gratuitas para a graduação completa no Brasil, contribuindo para a internacionalização do ensino superior brasileiro”, comentou.
Durante o momento de fala, os estudantes destacaram o acolhimento e qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão oferecidas pela UFCAT. De maneira descontraída, abordaram aspectos do cotidiano, como a culinária e as dificuldades com o idioma, até questões pessoais, como a saudade da família e o receio de não ser aceito em um país estrangeiro.