
UFCAT debate com a Secretaria Nacional do Paradesporto o fortalecimento e ampliação das ações do Paradesporto na instituição
Na manhã da última sexta-feira, 17, a Reitoria da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) recebeu em seu gabinete a Coordenadora-Geral de Paradesporto de Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Vânia Tie Koga Ferreira e a Coordenadora da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Wanessa Alves Leão para tratar da pauta: promoção do paradesporto em Catalão e região.
Na oportunidade, o coordenador do curso de Educação Física, Prof. Rodrigo Graboski Fratti e as professoras Cristiane da Silva Santos e Heliany Pereira dos Santos, também do referido curso, intermediaram este encontro com a Reitora da UFCAT, Prof.ª Roselma Lucchese e o Vice-reitor, Prof. Cláudio Lopes Maia, visando articular parcerias entre a Secretaria Nacional do Paradesporto, a UFCAT e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
Com esta junção bem estabelecida, será possível fortalecer o Programa Paradesporto Brasil em Rede (PPBR), que foi implementado na UFCAT em junho de 2023. O objetivo é incrementar o acesso das pessoas com deficiência de Catalão e Região, em todas as faixas etárias, à prática esportiva, englobando todas as suas manifestações da iniciação ao alto rendimento paradesportivo.
Segundo a Prof.ª Cristiane, coordenadora do Programa na instituição, atualmente, ocorre a oferta de diversas modalidades esportivas na universidade e na Escola Santa Clara/Associação Pestalozzi de Catalão, contemplando 51 (cinquenta e uma) pessoas com deficiência, de diversas faixas etárias, da cidade e Região e que, a principal dificuldade para mais pessoas terem acesso às atividades realizadas no Programa é o transporte.
Diante disto, neste encontro com a Reitoria ficou acordado que esta atuará, juntamente com o secretário nacional de Paradesporto, Fábio Augusto de Lima Araújo e a coordenadora-geral, Vânia Tie, na articulação de agendas no Congresso Nacional e ministérios, para apresentar o projeto e assim pleitear fomento para custear recursos humanos e transporte, visando fortalecer o núcleo do PPBR na UFCAT. Prof.ª Roselma Lucchese destacou que "com a parceria que estamos acertando hoje, a UFCAT se tornará um importante polo do paradesporto na nossa região, fazendo um trabalho muito importante de inclusão das PcD's e fortalecendo nossas políticas de extensão voltadas para este público".