
Reitores das supernovas buscam apoio de parlamentares para emenda que pode destinar mais técnicos-administrativos a estas universidades em 2024
A busca por mais vagas de técnicos-administrativos em educação, a fim de ampliar e consolidar seus quadros de pessoal, segue na pauta dos trabalhos conjuntos dos reitores e reitoras das chamadas supernovas universidades federais.
Na última quarta-feira (22), as reitoras da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), juntamente dos reitores da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Universidade Federal de Jataí (UFJ) e Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) estiveram em Brasília-DF reunidos com parlamentares, em busca de apoio à uma emenda à lei orçamentária de 2024 que destinaria mais setenta (70) vagas de técnicos-administrativos às supernovas. Esta ação, que também foi realizada no ano passado, resultou na destinação de setenta (70) vagas dentre as previstas nas leis de criação destas instituições, cujos certames se encontram em andamento.

Reitora da UFCAT, Prof.ª Roselma Lucchese explicou o movimento conjunto. “Até o momento, foi elaborada uma emenda para a lei orçamentária destinando setenta (70) vagas de servidores técnicos-administrativos para cada uma das seis supernovas universidades. Sendo assim, agora estamos trabalhando para que ela seja representada e defendida por parlamentares no momento das discussões orçamentárias para 2024”, explicou Roselma.
Apoio de parlamentares
Nesta agenda do dia 22 de novembro, os reitores e reitoras estiveram em reuniões nos gabinetes de parlamentares com histórico de apoio às demandas das supernovas, apresentando a referida emenda e solicitando o apoio para efetivação dela. O texto da emenda, inclusive, foi elaborado em conjunto com o gabinete do Senador Wellington Fagundes (MT).
De imediato, manifestaram apoio à demanda o Senador Vanderlan Cardoso (GO) e o Deputado Federal José Nelto (GO). Em visitação ao Senado Federal, os reitores também agregaram o apoio do Senador Marcelo Castro (PI).
A expectativa é que trabalhando junto aos parlamentares haja o fortalecimento da emenda apresentada e as supernovas possam continuar avançando em seus planos de implantação e consolidação.
