
Possível implantação de Hospital Universitário em Catalão avança com visita de técnicos da Ebserh/MEC
Servidores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), responsável pela gestão da rede federal de hospitais universitário brasileiros, estiveram em Catalão entre os dias 27 e 28 de novembro, para uma agenda de reuniões e visita à obra do Hospital Regional, que está sendo executada pela Prefeitura Municipal. A vinda dos técnicos foi possibilitada, sobretudo, pelo esforço político do deputado federal José Nelto, vice-líder do governo na Câmara dos Deputados e da própria Prefeitura Municipal de Catalão e da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). O evento representa mais um passo na possível doação do hospital para a UFCAT e posterior adesão à rede Ebserh.
Na segunda-feira, 27, os representantes da Ebserh cumpriram agenda na Prefeitura Municipal de Catalão e se reuniram com o prefeito municipal, Adib Elias Júnior, o deputado federal José Nelto, o secretário municipal de saúde, Velomar Rios, além de outras autoridades locais e regionais. Também foi realizada a visita técnica à obra, que se encontra em estágio bastante avançado e que está sendo erguida na avenida doutor Lamartine Pinto de Avelar, a cerca de 500 metros do campus I da UFCAT. Já na terça-feira, 28, a reunião ocorreu nas dependências da universidade e foi direcionada, sobretudo, para professores e técnico-administrativos dos cursos da área de saúde.
O médico Rodrigo Oliveira, assessor da presidência da Ebserh, explicou que a visita e as reuniões são necessárias para a confecção do relatório, que deverá ficar pronto em meados do mês de dezembro, que será apresentado ao ministro da educação, Camilo Santana, e que atestará acerca da viabilidade ou não da implantação do Hospital Universitário. Segundo ele, preliminarmente, a vistoria observou que a construção possui boa qualidade e funcionalidade e que o projeto é bastante consistente, para um hospital de alta complexidade. O processo envolve ainda uma série de etapas até o pleno e efetivo funcionamento da estrutura e gestão pela Ebserh. Durante a conversa na universidade foi possível esclarecer dúvidas e acolher sugestões repassadas pelos professores da UFCAT. Integraram a comitiva da Ebserh, ainda, o médico Timóteo Santos, da diretoria de atenção à saúde e o arquiteto hospitalar, Diego Cardoso, da diretoria de administração e infraestrutura.
Paralelo a confecção do relatório, é aguardada a doação da estrutura do hospital para a universidade e posterior aprovação pelo Conselho Universitário. A reitora da UFCAT, Roselma Lucchese, destacou que na reunião do Conselho Universitário desta quarta-feira, 29, a comunidade universitária foi informada acerca do caminho a ser trilhado para a efetiva implantação do Hospital Universitário. A reitora frisou a importância do momento e disse que o processo se encontra bastante avançado, tanto no que se refere à doação da estrutura da prefeitura para a universidade, quanto para a sessão da gestão da unidade para a Ebserh e a visita dos técnicos da estatal veio cumprir mais uma etapa do processo.