Em reunião com reitores e reitoras, Governo anuncia nova recomposição orçamentária para custeio das instituições federais de ensino
Ministro da Educação, Camilo Santana anunciou a recomposição orçamentária para as universidades no segundo semestre

Em reunião com reitores e reitoras, Governo anuncia nova recomposição orçamentária para custeio das instituições federais de ensino

Na manhã do dia 10 de maio de 2024, segunda-feira, os reitores e reitoras das instituições federais de ensino do país participaram de uma reunião com a presidência da República e ministérios (da Educação, da Gestão e Inovação em Serviços Públicos e da Ciência, Tecnologia e Inovação) para debater as ações e recursos direcionados pelo governo para as universidades e institutos.

Na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Educação, Camilo Santana apresentou os números dos investimentos em consolidação e expansão de universidades, dos recursos do novo PAC direcionados para início e retomada de obras nessas instituições de ensino, além do esperado anúncio da nova recomposição orçamentária para este ano.

 

WhatsApp Image 2024-06-10 at 09.58.16.jpeg
Reitoras e reitores das Supernovas Universidades marcando presença na reunião com a Presidência da República

 

As universidade federais terão uma complementação no orçamento, a partir de junho, na casa dos 279,2 milhões de reais, destinados para custeio. Sobre o novo PAC, as universidades receberão recursos para início, continuidade ou retomada de obras. No total, serão destinados 5,5 bilhões de reais do programa, sendo 3,17 bilhões para consolidação e 600 milhões para expansão de universidades, além de 1,75 bilhões para hospitais universitários.

Em relação aos recursos do PAC, a Reitoria da Universidade Federal de Catalão comunica que as obras solicitadas e trabalhadas junto da Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC) foram inseridas no programa, conforme divulgado na manhã do dia 11 de junho de 2024, no site da Casa Civil.