Detetives Fantásticos, do Programa de Conservação Mamíferos do Cerrado, participam de formação no Colorado-EUA
Momento de formação na Colorado State University

Detetives Fantásticos, do Programa de Conservação Mamíferos do Cerrado, participam de formação no Colorado-EUA

A equipe da Iniciativa Suçuaranas Detetives do Programa de Conservação Mamíferos do Cerrado, grupo de pesquisa da Universidade Federal de Catalão (PCMC/UFCAT), esteve no Colorado, EUA! A iniciativa reúne ações de dois importantes projetos: o Suçuaranas no Quintal e o Detetives Ecológicos. Em abril, a iniciativa atendeu a um curso no Centro de Conservação Colaborativa (CCC) do Warner College of Natural Resources da Colorado State University (CSU).

O CCC visa conectar estudantes, professores e profissionais para trabalharem juntos transformando a conservação por meio da colaboração. Na edição do Fellows Cohort 14 do CCC, foram escolhidos 5 projetos para serem apoiados. Entre eles, o “Fantastic Detectives: Iconic Species Promoting Collaborative Conservation Planning on a Brazilian hotspots (Detetives Fantásticos: espécies icônicas promovendo o planejamento de conservação colaborativa em hotspots brasileiros”), foi o único projeto a representar o Brasil. A equipe Suçuaranas Detetives, é coordenada pelos professores Dra. Fernanda Cavalcanti de Azevedo e o Dr. Frederico Gemesio Lemos, e as pesquisadoras Bruna Lima Ferreira, Stephanie Teodoro dos Santos, Juliana Benck Pasa e Manoela Ebner Pinho também fazem parte desta equipe.

 

WhatsApp Image 2024-05-20 at 16.29.24 (1).jpeg
Equipe Suçuaranas Detetives no Colorado

 

Durante o treinamento no CCC, os participantes estiveram imersos em conteúdos teóricos, dinâmicas, excursões e visitas técnicas em uma experiência transformadora e enriquecedora, que possibilitar ainda a formação de parcerias que impactarão positivamente na formação de estudantes da Universidade Federal de Catalão (UFCAT).

Assim, diferentes profissionais que atuam na Mongólia, México, Estados Unidos e no Brasil puderam trocar informações e colaborar para a conservação de diferentes espécies como os nossos detetives fantásticos: a onça-parda (Puma concolor), a raposa-do-campo (Lycalopex vetulus), o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) e a onça-pintada (Panthera onca).

 

20240423_122412(1).jpg
Atividade contribuiu para a internacionalização do projeto e estabelecimento de parcerias para estudos futuros

 

O Detetives Fantásticos traz essas espécies icônicas da fauna brasileira para promover o planejamento colaborativo para a conservação e visa gerar estratégias de coexistência humano-fauna para beneficiar as pessoas e a fauna regional. Ele está sendo desenvolvido em um agroecossistema no sudeste de Goiás, uma zona ecótono entre dois hotspots de biodiversidade: o Cerrado e a Mata Atlântica. A equipe busca o desenvolvimento de um plano de gestão de conservação a ser desenvolvido de forma participativa, envolvendo a comunidade para entender as perspectivas da comunidade local na solução dos problemas e possíveis conflitos.