
Central pi-qui finaliza 1a turma do curso de formação sobre operações aritméticas com professores da rede municipal
Na última segunda-feira, 26 de junho de 2023, o projeto de extensão "Central pi-qui: ações de apoio, formação e divulgação de matemática para estudantes e professores da Educação Básica" desenvolvido pelo Instituto de Matemática e Tecnologia (IMTec), da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), finalizou a 1a turma do curso de formação de professores de e que ensinam matemática promovido em parceria com a Escola Municipal Alba Mathias Mesquita, localizado no Setor Aeroporto, da cidade de Catalão.
O curso de formação ocorreu no período de fevereiro a junho do corrente ano e contou com a participação massiva dos(as) professores(as) dos anos iniciais do Ensino Fundamental da referida unidade escolar. Os encontros formativos buscaram desenvolver o conhecimento especializado dos(as) participantes em torno dos sentidos das operações aritméticas (adição, subtração, multiplicação e divisão).
A diretora da Escola Municipal Alba Mathias Mesquita, professora Adriana Damião, ressaltou que "a parceria estabelecida com a UFCAT tem uma grande importância na formação dos professores e na dinamização da aprendizagem das crianças. Os encontros formativos levaram a equipe docente refletir sobre a prática exercida, bem como planejar novas estratégias que tornem os conteúdos matemáticos significativos para os alunos".
A coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental da Escola Municipal Alba Mathias Mesquita, professora Priscila Celeste Martins, destacou que "foi um momento de muito aprendizado para todos envolvidos, pois muitos dos professores da unidade escolar não possuem formação específica em matemática. A formação permitiu que passássemos a ter um novo olhar sobre as operações e que está na espera de uma formação relacionada ao tópico de frações".
Um dos participantes do curso de formação, professor Marcelo Freires de Paula, ressaltou que "o curso de formação me ajudou a enxergar várias possibilidades para trabalhar as operações nas aulas de Matemática e resolveu muitas das dúvidas que eu já tinha enquanto professor. Isso porque sempre me preocupou como ensinar os conteúdos de forma que a turma pudesse compreender bem e desenvolver seu raciocínio. Foi uma experiência muito rica que vai contribuir muito nas nossas aulas".
O coordenador do projeto de extensão "Central pi-qui", professor Thiago Porto, apontou que "foi muito positivo perceber que o curso de formação ampliou o conhecimento matemático sobre as operações dos professores da Escola Municipal Alba Mathias Mesquita e que eles agora sabem da importância de visualizar as operações aritméticas para além dos algoritmos tradicionais".
Mais informações sobre o projeto de extensão Central pi-qui podem ser obtidas no instagram @centralpiqui . Ademais, diretores de unidades escolares e/ou secretarias de educação interessadas em cursos de formação para professores de e que ensinam matemática, devem enviar mensagem para o e-mail thiagoporto@ufcat.edu.br